A Nokia apresentou os seus 3 dispositivos com Android e a recepção até foi boa. Tudo isso graças a boa reputação que a Nokia ainda ostenta quando falamos de dispositivos de baixo e médio custo.
Como a Nokia tem esse “acordo” com a Microsoft, ela teve de deixar de lado todos os serviços Google que geralmente vêem integrados aos telemóveis com Android. Pois é, a Nokia foi para uma solução mais complicada e desenvolveu a sua loja de aplicativos, para além de deixar os utilizadores instalarem aplicativos de outras lojas (excepto a Play Store, da Google).
A questão que não queria calar é se os aplicativos seriam realmente compatíveis com os smartphones da linha “X” da Nokia. A resposta foi dada oficialmente pela Nokia: 75% dos aplicativos que encontramos na PlayStore serão compatíveis com a linha Nokia X.
Quanto aos aplicativos que não forem compatíveis de início, precisarão de ser modificados por utilizarem ferramentas do Google para notificações, pagamentos e mapas, que devem ser substituídas pelos recursos da Nokia.
A Nokia já disponibilizou o Kit para os desenvolvedores e uma ferramenta para confirmar se o seu aplicativo funcionará num Nokia X.
[Fonte]: Nokia Developers