O PeeringDB é um projecto internacional que tem o objectivo de facilitar a troca de informações relacionadas a peering (acordos de troca de tráfego) e conta com o apoio e patrocínio dos principais ASNs e IXPs (Internet Exchange Points) do mundo. Desde 2004, trata-se de um registro de organizações e Sistemas Autónomos numa base de dados com informações dos locais em que fazem troca de tráfego (peering), e qual a política de peering que possuem.
Qual é a vantagem da minha Rede, IXP, instalações ou organização aparecer no PeeringDB?
- Ajuda a estabelecer o peering mais eficientemente, com todos e torna mais fácil de encontrar informação de outras redes;
- Mantém actualizada toda a informação de contacto e ligação num só local;
- Encontre o contacto de outras redes e informação sobre a ligação de peering;
- Outras informações sobre: Internet Exchange Point (IXPs) e Datacenters;
- Muitas redes requerem um registo de peeringDB para fazerem acordos de peering;
- Configuração inicial para peering rápido- Actualizar definições e imites de prefixos;
Angola
O objectivo deste deste artigo é de analisar dos ASN(s) existentes nacionalmente, e quais deles são detentores de um registro no “PeeringDB”. Angola conta neste momento Julho/2020 com (59) ASN(s) número de sistemas autónomos, caso queira consultar a lista clique aqui.
Considerações finais
Dos (59) ASN(s) existem apenas 14 com um registro feito no PeeringDB, o remanescente de 45 ASN(s) não possui de um registro no PeeringDB. Aos que não possuem é recomendável criar ou efectuar um registro para garantir que os seus dados estejam visíveis no mundo da Internet/Interconexão.