O Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Cabinda apreendeu, no último fim-de-semana, no município de Cacongo, grandes quantidades de materiais para mineração de criptomoedas.
Pelo que foi revelado, o acto de apreensão, protagonizado pelos efectivos do SIC em colaboração com a Polícia Nacional (PN), ocorreu durante uma operação de rotina, que frustrou a saída dos equipamentos do território nacional.
O material apreendido, explicou, estava a ser transportado por um camião de marca Volvo, proveniente da província de Icolo e Bengo, passando pelo território do Zaire, e tinha como destino a cidade de Ponta-Negra, na República do Congo.
MAIS: SIC desativa maior centro potencial de mineração de criptomoedas em Angola
Entre os equipamentos apreendidos consta um transformador, duas bobinas de cabos eléctricos de 100 metros cada, 70 motores de indução trifásica, duzentas unidades de distribuição de energia, 24 sistemas de refrigeração, 140 loteadores, duas unidades de armazenamento, 69 suportes de ventilação, diversos cabos RJ45 e outros materiais.
Neste momento, acrescentou, estão a ser feitas diligências no sentido de encontrar os proprietários dos equipamentos, para a responsabilização criminal.