Menos Fios

SIC desmantela quatro estaleiros clandestinos de mineração de criptomoedas

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou recentemente quatro estaleiros clandestinos de mineração ilícita de criptomoedas, onde operavam no bairro Benfica, município de Talatona, com sete naves de mineração equipadas com máquinas de alto desempenho.

Segundo o o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC-Geral, Manuel Halaiwa, também foi desmantelado na província de Benguela três estaleiros ocultos, sendo um num armazém na zona industrial da Catumbela, outro numa residência no bairro da Graça e o terceiro numa fábrica desactivada no Lobito, todos com ligações clandestinas à rede eléctrica.

Nos referidos pontos, referiu, foram encontrados interligados mais de 1.500 processadores específicos para mineração, além de dois postos de transformação (PT’s) ligados de forma irregular à rede pública para alimentar as operações.
MAIS:SIC prende grupo chinês por mineração de criptomoedas no Kilamba
Na província de Benguela, o porta-voz do SIC realçou que os locais com elevado volume de equipamentos foram selados para permitir a contagem e avaliação dos meios apreendidos.
A operação de desmantelamento, informou, ocorreu, fruto de investigações e acções repressivas contra a mineração ilícita de criptomoedas no país.
A acção, disse, envolveu o SIC, através das direcções provinciais de Luanda e Benguela, em coordenação com a Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos, o Serviço de Informação e Segurança do Estado (SINSE) e outros órgãos operativos.
Exit mobile version