Uma das maiores dificuldades em começar um negócio é sair da fase inicial. Angariar fundos, aprender competências e conseguir os primeiros clientes não é tarefa fácil. O sucesso requer trabalho árduo e muita capacidade de solucionar problemas sem grandes meios. Assim, concorrer a uma competição de startups requer muita preparação e algum tempo. Mas há algumas boas razões para entrar numa competição de startups como o Seedstars World. Partilhamos aqui 7 razões::
- Networking — No Seedstars World terás a oportunidade de conhecer muitas pessoas experientes, mentores, investidores, parceiros e clientes, para além de outros empreendedores que têm a mesma ambição que tu. Formar ligações com estas pessoas pode ajudar a aumentar as tuas oportunidades de sucesso. Sim, estás apenas a começar, mas pensa em grande! Esta é uma oportunidade para fazer essas ligações importantes.
- Feedback — Durante a competição poderão fazer-te perguntas que poderás ainda não ter pensado sobre ou não sabes a resposta. Mas essas perguntas são de grande valia, pois poderás voltar a elas após a competição e avaliá-las. Receber feedback do júri é uma oportunidade extremamente valiosa para o futuro da tua empresa e abordar as áreas onde precisas de ajuda só vai tornar-te melhor sucedido.
- Exposição — Participar no Seedstars World é uma excelente oportunidade de exposição internacional para a tua empresa, que de outro modo teria sido muito caro. É uma óptima forma para falar aos outros sobre a tua empresa e encontrar novos clientes, possíveis investidores ou ainda parceiros.
- Motivação & Inspiração — Conhecer outras equipas com quem estás a competir pode ser um bocado intimidante, mas também irá motivar-te para fazeres melhor por ti e pela tua empresa. Estar numa situação de competição faz o teu cérebro trabalhar para encontrar soluções criativas. Ainda, há grande probabilidade de ficares inspirado (a) ao ouvir as ideias dos outros apaixonados por começarem os seus negócios.
- Definir (e alcançar) Objectivos — Não é fácil entrar numa competição de startups — e isso é uma boa coisa. E o Seedstars World como uma competição exclusiva única direcionada para os mercados emergentes é uma grande oportunidade para polires o teu modelo de negócio e ajudar-te a traçar objectivos a curto, médio e longo prazo.
- Praticar o teu Elevator Pitch — Se ainda não tens o teu elevator pitch na ponta da língua (ou não sabes o que é) está na hora de praticar! Ao participar no Seedstars World terás dezenas de oportunidades para falares às pessoas sobre a tua empresa. O teu elevator pitch é um resumo de 30 segundos (em média) que define de forma simples e rápida o teu negócio e proposta de valor. Pode fazer a diferença entre um potencial investidor perder o interesse ou dar-te o seu email ou número de telefone pessoal. Certifica-te de praticar o teu elevator pitchantecipadamente! Torná-o breve, único e memorável. Aplica-lhe a regra K.I.S.S. (Keep It Stupid Simple — Mantém-no Estupidamente Simples). Não tenhas medo de testar algumas versões do teu elevator pitch para descobrir o que funciona melhor. Lembra-te, a prática leva á perfeição.
- Pémios — A razão mais óbvia! O motivo que te leva a candidatar a tua startup para a oportunidade de ir até à final do Seedstars World na Suíça e competir pelo prémio de 500.000 USD em capital de investimento. Combinado, o Seedstars World irá distribuir o valor de 1.5 milhões USD em prémios de investimento e entre outros. Mesmo que não venças, há outros grandes benefícios a tirar do evento: acesso a investidores de risco (VC’s — Venture Capital) mentores, exposição e oportunidades de negócio.
Tens uma startup? Do que estás a espera? Candidata-te ao Seedstars Luanda!
Artigo escrito por Vanda Oliveira, originalmente apareceu originalmente aqui e foi republicado com autorização da autora.