A província da Huíla já conta agora com os serviços de telemedicina, no âmbito de uma parceria público-privada entre o INFRASAT e empresas privadas locais.
A apresentação do serviço decorreu nesta semana, onde o serviço de telemedicina foi desenhado para reorganização em saúde, sobretudo em hospitais da província, na perspetiva de dar resposta aos cuidados em zonas recônditas, onde há escassez de consultas de especialidades.
Neste quesito, os utentes que vão poder aderir a esses serviços, com consultas no formato virtual, por meio de vídeo-chamada ou mensagens, onde os pacientes podem se comunicar com os profissionais de saúde para discutir sintomas, receber orientação e obtenção de prescrições médicas.
De informar que o serviço de telemedicina, que consiste no uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes, é já uma realidade em várias províncias do país, com destaque para Moxico, Bengo, Huambo e Bié, segundo o Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira.
MAIS: Uíge. Seis hospitais instalados com serviços de telemedicina
Além do serviço de telemedicina, o INFRASAT apresentou também o serviço de Infra-Educa, destinado a instituições de ensino que pretendam ampliar a sua cobertura geográfica, sem necessidade de grandes infraestruturas físicas, através do uso do e-learning que contempla uma série de benefícios, tanto para os alunos, quanto as instituições de ensino, através de uma acessibilidade global e flexível.
Falando no ato do lançamento dos respetivos produtos tecnológicos, o presidente do conselho da administração da INFRASAT, Diogo Carvalho, considerou que os novos produtos acrescem valor aos campos de foco, já que disponibiliza internet, serviço de voz e broadcasting, que podem chegar a todo o país, por ser uma provedora de serviços por satélite.
Sublinhou que a empresa conseguiu trazer à província serviços que podem agregar valor à diversificação da economia e geração de mais emprego, dada capacidade de cobertura nacional.