No âmbito da disponibilização da excelência e operacionalidade de alta qualidade, a UNITEL estendeu no mês de Dezembro de 2021, os serviços de Voz e Dados na tecnologia 4G em mais 9 localidades de 7 Províncias do País, nomeadamente: Sumbe Província do Cuanza Sul, Cabala Província de Luanda, Cacuso Província de Malanje, Caluquembe Província da Huila, Camacupa e Andulo Província do Bié, Tomboco e Quinzau Província do Zaire e Fucauma Província da Lunda Norte.
O 4G cobre agora as capitais das 18 Províncias de Angola, e tem uma implantação de 28,7% nos Municípios e acima de 12,8% nas Comunas.
Com mais de 14 mil quilómetros de Fibra Óptica dos quais cerca de 13 mil já em serviço, a UNITEL tem sido um verdadeiro motor do desenvolvimento tecnológico ao proporcionar uma rede capaz de suportar a transmissão de chamadas de voz e dados com qualidade, fiabilidade e velocidade de transmissão, factores indispensáveis para o sucesso e a excelência do serviço prestado aos seus Clientes.
MAIS: BNA autoriza Unitel a realizar transferências móveis e instantâneas
As intervenções que estão a ser efectuadas na rede UNITEL desde Novembro, têm possibilitado a melhoria do sinal, além de permitirem consolidar a extensão dos serviços e a infraestrutura básica para o 5G.
Recorde-se que no dia 30 de Dezembro, a UNITEL S.A. (Angola) e a Ericsson (NASDAQ: ERIC) concluíram com sucesso, a primeira chamada de dados 5G em Angola utilizando um espectro de banda média alocado de 3,5 GHz.
A infraestrutura 5G utilizada foi suportada por tecnologias de Core e Acesso de rádio 5G Ericsson, para redes NSA (Non Stand Alone). Estas soluções vão permitir um rápido lançamento no mercado do 5G, aproveitando a infraestrutura de rede existente e se concentrar na banda larga móvel aprimorada para fornecer maior largura de banda de dados e conectividade confiável, nomeadamente à Internet.