Decerto que essa notícia deixará várias companhias aéreas bastante aflitas, uma vez que a segurança é um dos termos chave nesse tipo de negócio.
Segundo o especialista em segurança digital, Ruben Santamarta , é possivel invadir o equipamento de comunicação por satélite de uma aeronave comercial. Ele fornecerá os detalhes durante uma palestra no evento Black Hat, que reúne a comunidade de segurança digital. O que foi adiantado é que essa invasão pode ser feita pela rede Wi-Fi dos passageiros ou ainda pelo sistema de entretenimento de bordo. Depois de ter acesso um cibercriminoso poderia alterar o modo como o avião se comunica com os satélites, conseguindo assim desviar a sua rota.
A brecha de segurança foi descoberta quando o pesquisador fazia a engenharia reversa no controle dos equipamentos de 5 companhias: Cobham, Harris Corp., Echostar, Iridium Communications e Japan Radio. Ele percebeu, que todos os dispositivos de comunicação usam credenciais “fixas” de acesso, ou seja não precisam de uma verificação externa, que podem ser encontradas ao invadir o firmware dos dispositivos. Com essas credenciais, o acesso fica facilitado e o risco de invasão é enorme.
Para quem entende um pouco sobre “linhas de código”, pode ver o documento parcial sobre o estudo, divulgado pelo próprio pesquisador,
[Fonte] : Reuters