Os dados actualmente são as estrelas deste mundo moderno com Google, Apple e Microsoft tentando garantir a sua própria parcela desse “ouro moderno”. O Facebook, no entanto, está em um patamar diferente quando se trata de dados. A gigante das redes sociais tem mais de 2 bilhões de usuários ativos e há muito mais usuários utilizando os demais braços da empresa, como Instagram e WhatsApp. Estes dados com a contribuição desses usuários permitiram que o Facebook faturasse US $ 15 bilhões em 2017. Embora seja possível desabilitar os anúncios direcionados fornecidos pela gigante das redes sociais, as receitas de propaganda indireta contribuem e muito para as receitas da empresa.
O Facebook vem sendo alvo de intensas críticas nos últimos meses, quando se trata do uso do enorme arsenal de dados que eles possuem em seus servidores. Mesmo antes de a acalorada discussão ter diminuído de intensidade, o executivo-chefe do Facebook Mark Zuckerberg anunciou recentemente a incursão do Facebook no mundo dos encontros online.
Zuckerberg conseguiu transformar o mundo da aquisição de dados de usuários com o Facebook, percorrendo um longo caminho desde o começo humilde em um dormitório de universidade. Os dados fornecidos por mais de 2 bilhões de pessoas ajudaram Zuckerberg a fazer sua transição de milionário para bilionário no espaço de apenas 12 meses, de acordo com uma pesquisa da Betway Casino. No momento, o homem de 34 anos está a apenas algumas dezenas de bilhões de distância de se tornar o homem mais rico do mundo e ele parece ter identificado que o mundo do namoro e dos encontros online será o próximo grande braço dentro do Facebook.
É extremamente difícil ganhar dinheiro no mundo dos encontros on-line, já que a receita de assinaturas é um fator-chave que afasta as pessoas de permanecer em uma plataforma por um período mais longo e atrapalha o crescimento pois as pessoas não costumam encontrar o par ideal em um curto espaço de tempo.
A capacidade de mapear o que uma pessoa gosta ou não gosta ajuda o Facebook a criar as melhores sugestões possíveis para um parceiro. O algoritmo dentro do Facebook tem sido elogiado como um dos melhores do mercado e é altamente improvável que a área de encontros da empresa venha a desapontar.
A grande questão após o anúncio de Zuckerberg foi o futuro do Tinder, que se tornou sinônimo de aplicativos de namoro online em todo o mundo. Mesmo que o Tinder tenha crescido a um ritmo significativo, ele se baseou fortemente no banco de dados do Facebook. O Tinder tornou-se hoje um aplicativo em que cada usuário é avaliado em US $ 27 e o valor total pode ficar em torno de US $ 3 bilhões. Mesmo que estes sejam valores pequenos para uma empresa que pagou US $ 19 bilhões para adquirir o WhatsApp, que ainda não tem uma geração de receita direta, o Facebook vê claramente o potencial de crescimento extraordinário e explosivo desse setor.
O Facebook está em uma posição em que cada movimento da empresa poderá ser criticado – especialmente após o recente surto em relação a ética no uso de dados. No entanto, Zuckerberg promete que o namoro no Facebook será bastante diferente da infinidade de soluções de namoro disponíveis online. Em vez de apenas conectar pessoas com seus amigos na rede, o namoro no Facebook promete introduzir novos usuários com base no que ela gosta e no que não gosta. No entanto, é provável que o Facebook venha com um novo conjunto de requisitos de permissão para tornar isso possível. Resta saber se o Facebook ainda pode recuperar a confiança de seus usuários após todos os problemas de privacidade.
Ao contrário do Google, que tem presença em quase todos os setores, mas teve sucesso apenas com poucos, o Facebook conseguiu fazer de cada um dos seus passos um sucesso. O namoro no Facebook tem o potencial de transformar o mundo dos encontros on-line e também adicionar vários bilhões à conta bancária de Zuckerberg.