Menos Fios

Senhas continuam a ser o ponto mais fraco nas redes das empresas

O fornecedor de soluções de gestão de senhas e autenticação de utilizadores Specops Software anunciou o lançamento do seu relatório anual Weak Password Report que analisou mais de 800 milhões de senhas quebradas e sugere que as senhas continuam a ser um ponto fraco na rede de uma organização.

O estudo encontrou 88% das palavras-passe utilizadas em ataques bem sucedidos consistiam em 12 caracteres ou menos, sendo os mais comuns 8 caracteres (24%). Os termos de base mais comuns utilizados nas palavras-passe foram: ‘password’, ‘admin’, ‘welcome’ e ‘p@ssw0rd’. As palavras-passe contendo apenas letras minúsculas foram a combinação de caracteres mais comum encontrada, perfazendo 18,82% das palavras-passe utilizadas em ataques.

Ironicamente, o estudo revelou que 83% das palavras-passe comprometidas satisfizeram tanto os requisitos de cumprimento como os de complexidade das normas de conformidade de cibersegurança, tais como NIST, PCI, ICO para GDPR, HITRUST para HIPAA e Cyber Essentials para NCSC.

“Isto mostra que enquanto as organizações estão a fazer esforços consertados para seguir as melhores práticas e padrões industriais, é necessário fazer mais para garantir que as senhas sejam fortes e únicas”, disse Darren James, Gestor de Produto da Specops Software. “Com a sofisticação dos modernos ataques de palavras-passe, são sempre necessárias medidas de segurança adicionais para proteger o acesso a dados sensíveis”.

Além disso, os ataques por força bruta são uma tática comum utilizada por cibercriminosos para obter acesso à rede de uma organização para roubar dados sensíveis. Os agentes de ameaça utilizarão palavras-passe comuns, prováveis, e até violadas, para as executar sistematicamente contra o correio eletrónico de um utilizador para obter acesso a uma determinada conta. Por exemplo, os investigadores do Specops também notaram a inclusão de ‘homelesspa’ – um termo de senha encontrado em 2016 MySpace data leak, provando que os termos de senha ‘antigos’, violados, ainda estão a ser aproveitados por hackers muitos anos mais tarde. Esta é uma razão fundamental pela qual as organizações precisam de uma forte aplicação da política de palavras-passe.

A investigação foi amplamente compilada através da análise de 800 milhões de palavras-passe violadas, um subconjunto dos 3 mil milhões de palavras-passe únicas na Specops Breached Password Protection.

Melhores Práticas de Proteção por Senha

Três medidas-chave de aplicação recomendadas por Specops são:

Exit mobile version