Semana Mundial do Espaço. Exploração espacial gera desenvolvimento na comunidade, defende Governo

521

Hoje em dia a ciência e a tecnologia voltada à exploração espacial geram desenvolvimento sustentável para as comunidades, na opinião do vice-governador para o sector Político, Social e Económico no Huambo, Angelino Elavoco.

Falando durante o workshop alusivo a Semana Mundial do Espaço, o responsável frisou que devemos ter o objectivo de valorizar as abordagens tecnológicas e a exploração do espaço, para contribuir no crescimento social e económico local.

Angelino Elavoco frisou que as ferramentas tecnológicas e a exploração responsável do espaço, determinam a evolução positiva das infra-estruturas de telecomunicações, transportes, energia e ambiente, assim como no domínio de produção de alimentos decisivos no melhoramento das condições de vida da população.

O governante afirmou que o uso racional destes meios podem impactar na reducção dos custos associados aos serviços e procedimentos dos processos produtivos, para além de permitir a produção de alimentos em larga escala, para atender a população em permanente crescimento nos dias de hoje.

Por esta razão, sustentou que a ciência e tecnologia espacial são imprescindíveis para uma melhor compreensão e consequentemente uma abordagem certa das questões relacionadas com as alterações climáticas.

MAIS: Semana Mundial do Espaço 2024 oferece curso gratuito de tecnologia espacial

Angelino Elavoco argumentou que o recurso aos satélites e a tecnologia a eles associada representam a infra-estrutura basilar no monitoramento da terra, recolha contínua de dados em massa, que são indispensáveis para o enfrentamento das mudanças climáticas.

A Semana Mundial do Espaço (WSW, da sigla em inglês), e que vai até ao dia 10 de utubro, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de celebrar o contributo da ciência e da tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.

Para esta edição, o tema será “Espaço e Mudanças Climáticas”, com ênfase no realce dos feitos de Angola no sector espacial para se alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A programação vai incluir palestras e seminários ministrados por especialistas de várias startups para a partilha de conhecimentos e experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui