Satélite argentino vai monitorar navios no Porto do Lobito

1715

A aproximação de navios ao Porto do Lobito vão ser monitorados por um satélite da Argentina, informou o embaixador argentino em Angola, Alejandro Guilhermo Verdier.

O diplomata que se reuniu com o Conselho de Administração daquela empresa portuária, ressaltou as vantagens destes serviços na segurança marítima, dizendo que o satélite passa duas vezes por dia sobre Angola e outros países do hemisfério sul e tem custos muito baixos.

Tira as imagens que forem necessárias para identificar o tipo de navio e a operação que está a efectuar naquele momento”, explicou.

MAIS: Portos do país vão ter os seus processos de comunicação digitalizados

Alejandro Verdier lembrou que tem havido situações em que o comandante do navio dá coordenadas sobre a sua posição, dizendo que está próximo do Porto, quando, na verdade se encontra há cinco dias para chegar ao local, causando embaraços nas manobras da empresa.

Ainda sobre as vantagens desses serviços, lembrou de casos de pirataria, onde navios pescam ilegalmente nas águas nacionais de vários países, sobre derrame de combustível e outros riscos, facilmente detetados pelo satélite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui