16 TB. Sim, 16 TeraBytes (15.36TB para ser mais exacto), é isso que a Samsung conseguiu alcançar de espaço de armazenamento num dispositivo SSD. O evento escolhido para o anúncio foi Flash Memory Summit, realizado nos EUA.
Esse dispositivo de armazenamento foi baptizado de PM1633a, e é actualmente a unidade interna de armazenamento com a maior capacidade do mundo. Os HDs com mais espaço de armazenamento actualmente, têm até 10 TB.
Os SSDs são memórias mais rápidas do que os HDs tradicionais, uma vez que SSDs usam apenas dispositivos semicondutores, sem correr o risco de danificar algum elemento magnético , como acontece com os HDs.
Qual é a ciência por detrás deste recorde?
Nada vem por acaso e a Samsung tem trabalhado para melhorar o uso de memórias V-NAND, que permite adicionar mais capacidade aos chips sem aumentar o tamanho físico deles. Por outro lado, nova versão do V-NAND tem uma melhor eficiência energética, segundo a Samsung, o consumo de energia dos chips é até 30% menor na comparação com a tecnologia de 128 gigabits (usados actualmente)
Este unidade de armazenamento foi produzida especialmente para aplicações profissionais, como servidores, não há informações sobre data de lançamento, nem sobre os preços , mas estima-se que uma unidade de 16TB SSD chegue a custar 5 mil USD.
Alguém disposto a arriscar?