Um grupo de investigadores da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos da América, explorou o que leva as pessoas a conectarem-se todos os dias ao Facebook e depois dividiu-as em categorias.
De acordo com os investigadores, existem quatro tipos diferentes de utilizadores do Facebook, que vão desde aqueles que usam a rede social para construir relacionamentos verdadeiros, àqueles que são apenas focados nos gostos e em receber atenção.
Com base em inquéritos e entrevistas, os investigadores identificaram quatro tipo de utilizadores: os construtores de relações, os “mensageiros, os selfies e os espectadores.
- Os utilizadores do tipo “construtores de relações” respondem e interagem com as publicações dos outros e usam os recursos do Facebook para fortalecerem os relacionamentos que têm para além do mundo virtual.
- Os “mensageiros” tendem a não partilhar informações sobre si mesmos no Facebook, mas querem informar todos sobre o que está a acontecer, na sua localidade e no mundo.
- Os “selfies” são considerados auto-promotores das suas páginas. Publicam fotos, vídeos e textos apenas para obterem “gostos” e comentários e receberem atenção.
- Já os “espectadores” utilizam o Facebook apenas para observarem perfis de diferentes pessoas.
Os investigadores apresentaram 48 frases a alguns dos utilizadores do Facebook e pediram-lhes que escolhessem aquela com que mais se identificaram, com base na forma como usam o Facebook.
Para os investigadores, os media sociais estão neste momento muito presentes em tudo o que fazemos e, apesar disso, a maior parte das pessoas não pensa sobre porque o faz, mas se conseguirem reconhecer os seus hábitos, há pelo menos uma tomada de consciência.
Que tipo de utilizador do Facebook é?