Menos Fios

Saiba sobre o Linux e a sua força nos dias de hoje

images-6Linux hoje em dia ocupa um espaço bastante grande, quando falamos por exemplo do mundo Web ou no mundo de servidores para grandes e médias empresas. Mas como tudo começou, para que hoje esse sistema operativo torna-se num gigante e o principal adversário da Microsoft.

O Engenheiro Informático Linus Torvalds, no ano de 1991 propriamente no mês de agosto anunciou que estava a preparar um projecto que, baseava-se em um sistema operativo livre, foi no principio algo dito de forma não oficial. Voltando um pouco mais para trás em 1969 foi criado o UNIX na AT&T´s Bell Labs. Durante décadas o UNIX foi o Sistema operativo padrão para computação comercial, UNIX Era propriedade da AT&T, e só corria em máquinas muito poderosas. Havia algumas pessoas que queriam um sistema operativo que funcionasse também nos seus computadores pessoais.

E é com base nessas e outras preocupações que em 1984, Richard Stallman começou a trabalhar no GNU,  que na altura era denominado de “GNU´s Not UNIX”. Em 1991, Stallman e seus amigos conseguiram reescrever quase todo código do Unix,mas faltava-lhes uma peça fundamental, o kernel que é precisamente o núcleo de um sistema operativo, é a parte que se comunica com os dispositivos que interagem com o computador tais como mouse, teclado, etc.

Por esse motivo Torvalds criou o kernel, que não levou muito tempo para que outros desenvolvedores começassem a  usar o kernel do Linux, combinado com o GNU agregados a uma série de ferramentas conseguiram e foi surigindo diversidades de sistemas operativos, não podemos nos esquecer de que o Kernel é o principal responsável no desenvolvimento de muitos sistemas operativos recentes.

Hoje em dia  O Linux tornou-se em algo maior e é uma das peças mais importantes no mundo da informática. É muito provável que você interaja com o Linux todos os dias, o Linux corre em todos os telefones e tablets que usam o sistema Android e mesmo que você use um iPhone, iPad, Mac ou um PC, o Linux trabalha nos bastidores por toda internet servindo de servidor para a maioria das páginas web que você visita e alojar a maior parte das aplicações que você usa, só que para alguns exemplos o Facebook, Google, Pinrest, Wikipedia, Whatsapp todos usam servidores Linux.

A Microsoft, inimigo assumido do projecto Linux, abraçou o projecto de Sistema Operativo de código aberto. Em 2012, a empresa anunciou que deixaria os seus clientes usar servidores Linux para o seu serviço de clouding, Microsoft Azure. Cerca de 1/3 dos serviços Azure correm em servidores Linux ao invés de Windows. Mesmo a própria Microsoft usa alguma tecnologia de redes para suportar o Azure. O Linux é tão importante para o desenvolvimento Web que a Microsoft tornou-se parceira de uma empresa que se dedica a Linux, a Canonical. O crescimento do Linux e o crescimento da Web começaram mais ou menos na mesma altura. É muito dificil determinar o quão popular o Linux é na Web, mas de acordo com W3Techs, Unix e Linux alojam cerca de 67% de todos servidores Web e de aplicações desses 67% mais de metade são Linux.

O Linux está a traçar um caminho no sentido de chegar a tudo que nos rodeia, o Linux nesse momento está presente nos televisores, termostatos e até nos carros mais modernos, a medida que a informática se ramifica em todos aspectos das nossas vidas o Linux também vai entrando, ainda que silenciosamente.

Exit mobile version