A sigla VPN ou Virtual Private Network, que em português quer dizer Rede Privada Virtual, é uma tecnologia de rede que permite configurar uma extensão segura da rede local (LAN) sobre uma rede pública ou não controlada, como a Internet, permitindo que você possa se comunicar de um ponto a outro, como de um smartphone e um computador, ou entre dois smartphones de maneira segura e privada utilizando a Internet.
Uma conexão VPN pressupõe a utilização de um endereço de IP diferente daquele que estamos conectados. Por exemplo, para baixar um aplicativo que está disponível apenas em um determinado país ou para acessar um canal específico de um país que não aquele no qual nos encontramos.
Os smartphones Android oferecem suporte já integrado para a configuração de redes VPN PPTP e L2TP. Elas são úteis para o usuário ter acesso as redes privadas em ambientes como o trabalho, sua casa, etc. Basta para isso acessar o menu de “Configurações” e depois em “Mais”. Nessa secção, o usuário encontrará uma janela denominada VPN, clique sobre ela. Depois disso, aparecerá a notificação “Adicionar VPN” ou simplesmente o sinal de “mais” na barra superior, na qual se deve clicar. Ao fazê-lo, serão pedidos os seguintes dados: “Nome”, “Tipo” e “Endereço do servidor”.
- Nome: esta categoria serve simplesmente para distinguir esta configuração do restante. Os nomes mais comuns são “Casa”, “Empresa”, “Escritório”, etc;
- Tipo: aqui é preciso escolher o tipo de VPN que estamos a configurar. Cada tipo corresponde a um protocolo de características diferentes, e dependerá de cada rede. A PPTP possui um nível de segurança mais básico, enquanto o L2TP e o IPsec oferecem um nível de criptografia mais alto;
- Endereço de servidor: aqui podemos pôr uma DNS ou um endereço de IP público. No caso de nos conectarmos com o nosso servidor doméstico, é recomendável utilizar os serviços de um DNS dinâmico. Caso você queira usar a internet, por exemplo, o Google.com pode ser um DNS.
Em seguida, já poderemos nos conectar à rede VPN e utilizar um nome de usuário e uma senha que da mesma forma deve ser fornecida previamente. Lembre-se, estes dados são oferecidos aos usuários pelos responsáveis pela VPN. Logo que a conexão seja efectuada, receberemos uma notificação no smartphone. Para desconectar, basta clicar na referida notificação.
Muito obrigado me ajudaram a configurar o meu vpn
Eu tambem sou angolano continuem assim