Essa foi uma das informações que se manteve bem em sigilo, sabia que o Facebook esteve prestes a lançar um smartphone ? Pois bem, isso aconteceu no ano de 2010 quando Chamath Palihapitiya trabalhava como líder de crescimento do Facebook.
Esteve smartphone foi desenhado o pelo designer suíço Yves Béhar, na qual desenhou um aparelho “lindo” e “inovador” para a o Facebook. O projecto só não saiu do papel porque Palihapitiya queria que ele tivesse a mesma relevância que iPhone. Entretanto o smartphone nunca apareceu, e agora o homem responsável pelo seu desenvolvimento explicou por quê disto.
Segundo Chamath Palihapitiya este smartphone não deu certo principalmente por causa do seu ego”. “Havia um período de 12 meses de super-criatividade concentrada… eu podia destacar um grupo inteiro de pessoas, realmente os melhores entre os mais criativos, pessoas novas no Facebook, e eu realmente os convenci de que deveríamos criar não apenas uma plataforma de software, mas o software e o hardware juntos.”
O Homem garantiu ainda que, se o smartphone tivesse que sair ao mercado o mesmo custaria aos cofres do Facebook 1 bilhão de USD, o que era uma ideia totalmente disruptiva, e na mesma época existia o problema de que o Facebook ainda era uma empresa privada e mal possuía um bilhão.”
Ainda há garantias de que o designer ainda guarda um protótipo do smartphone, o que indica que um dia desses poderemos a voltar a ter a ideia de lançar um smartphone da rede social.
Será que esta ideia daria certo?