Uma frase que muito devia ser transportada para a realidade é “Há duas coisas que não se podem negar: um copo de água e a senha da rede Wi-Fi.” ( não me perguntem quem é o autor, ela circula nas redes sociais)
Actualmente, a internet está tão valorizada que alguns países já querem que ela seja um direito básico, tal como o direito a habitação e acesso a água potável.
Andado pela cidade de Luanda encontramos vários bons samaritanos que deixam a rede Wi-Fi sem protecção. Os transeuntes sedentos por uma actualização no Facebook, Twitter, Instagram e [adicione outra rede social], agradecem pelo sinal gratuito.
Há um país em que ser bom samaritano pode nos causar problemas. Esse país é a Alemanha.
Tudo começou em 2010 quando um tribunal na Alemanha ditou o seguinte veredicto:
Os internautas podem ser multados em até 126 dólares, caso um terceiro tire proveito de sua conexão à Internet sem fios desprotegida para download ilegal de música ou outros arquivos.
Os usuários privados são obrigados a verificar se a sua conexão sem fio está devidamente protegida do acesso não autorizado de terceiros , evitando assim que possa cometer actos de violação de direitos autorais
Então já sabem, quando forem para Alemanha e quiserem partilhar a vossa internet, não se esqueçam da senha.
E se essa moda pega?
[Via]: TechDirty