O Facebook já está a construir uma plataforma de áudio para conversas semelhante à nova rede social Clubhouse. De acordo com as fontes, o Facebook teria pedido a funcionários que criassem um produto semelhante – o projecto encontra-se em fase inicial de desenvolvimento.
O Facebook tem um histórico de entrar em novas tecnologias e perseguir diferentes mídias que atraem os usuários, especialmente se esse público for jovem. Zuckerberg comprou a rede social Instagram, o aplicativo de mensagens WhatsApp e a empresa de realidade virtual Oculus quando todos ainda eram pequenas startups.
O Facebook ainda não comentou o rumor, mas um rival para o Clubhouse não seria uma surpresa. A empresa tem um vasto histórico em criar serviços que “copiam” recursos de novos aplicativos que conquistam a internet.
O Facebook também é conhecido no Vale do Silício por estar disposto a clonar os seus concorrentes. O Instagram em 2016 copiou um dos recursos marcantes do rival Snapchat, Stories, que permite aos usuários partilhar vídeos e fotos. No ano passado, o Instagram lançou Reels, um produto de vídeo semelhante ao TikTok.
Quando o serviço de teleconferência Zoom se tornou popular no ano passado, o Facebook rapidamente criou o Rooms, um serviço de chat por vídeo em grupo. E este ano, o Facebook está a trabalhar num producto concorrente do Substack, o popular serviço de newsletter.
O Clubhouse é uma rede social bastante recente, fundada em 2020 no Vale do Silício pelos empresários Paul Davison e Rohan Seth. A plataforma ainda está em fase de testes e, no momento, é exclusiva para usuários de iPhone. Saiba mais sobre o Clubhouse clicando aqui.