O cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico é um instrumento usado até por psicólogos para avaliar o nível de inteligência de uma pessoa usando um quebra cabeças tridimensional.
O desafio consiste em organizar os lados do cubo para que todas as peças de um determinado lado tenham as mesmas cores. Eventualmente qualquer pessoa poderá resolver isso, mas quem tiver uma maior visão para a abstracção, mais rapidamente conseguirá resolver o famoso cubo mágico.
Como agora os robots estão a ser instruídos para efectuar tarefas que antes só os homens faziam, chegamos a era dos robots que resolvem cubos. Aí aparece o “The Cubestormer III” que bateu o recorde de resolução do cubo, fazendo um tempo de 3,253 segundos.
O robot foi desenvolvido por David Gilday and Mike Dobson, dois engenheiros de sistemas de segurança que demoraram 18 meses para montar esse robot, nos seus tempos livres (imaginem se tivessem “todo tempo do mundo”.)
O antigo recorde era de 5,27 segundos, feitos por um robot montado pelos mesmos senhores descritos acima, ou seja, eles bateram o seu próprio recorde.
[Fonte]: The Telegraph