Com cerca de 401 milhões de operações no primeiro trimestre deste ano, e 3,7 biliões Kz de dinheiro transacionado, o Express foi responsável por 58% do total das operações e 40% de volume transaccionado entre Janeiro e Março, segundo cálculos do Expansão com base relatórios mensais da de acordo com os dados da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).
A revolução digital
Na base está a preferência dos agentes bancários para o digital que é actualmente a principal solução para facilitar as transacções financeiras, uma vez que permite maior celeridade nas operações e também evita longas filas nos ATMs.
Das 401 milhões de operações no Multicaixa Express, as consultas foram as mais frequentes, representando 69% do global, seguido dos pagamentos e transferências com 15% e 12% respectivamente. Quanto ao volume de dinheiro transaccionado, dos cerca de 3,7 biliões Kz, 93% foram transferências e 7% pagamentos.
1,9 Milhões de usuários no Express
O Express tem actualmente mais de 1,9 milhões de usuários válidos e é o canal que mais cresce na rede Multicaixa, em número e volume de operações. Um dos catalizadores foi o reforço da segurança, que foi posto em causa nos primeiros anos, juntamente com a rapidez nas operações, que garantem uma escapatória segura as longas filas dos ATM.
Este cenário, ao que tudo indica, passa a ser o novo normal e é um sinal de que a digitalização ganhou terreno face aos meios tradicionais, segundo explica o economista Heitor Carvalho para o Jornal Expansão. “O Multicaixa Express já conquistou o mercado, funciona bem e melhor do que os outros, a não ser que surja outro canal que ofereça maior facilidade, rapidez ou segurança. Mas se manterá firme e continuará a expandir-se“, disse.
O Multicaixa Express é um canal mobile interbancário que permite associar um conjunto de cartões multicaixa à aplicação móvel Express. O aplicativo permite aos clientes bancarizados (com acesso a um cartão) pagamentos, transferências bancárias, consultas, pedido de levantamentos sem cartão, ou gestão de cartões, através de um telemóvel.
Com o triunfo do Multicaixa Express, os caixas automáticos passam a ser o número dois na preferência dos clientes bancários. Este canal, que aos poucos vai perdendo a preferência com o crescimento dos canais digitais, também é ameaçado pelos TPA´s que já registam mais operações desde 2023 e não está longe de alcançar o tradicional ATM relativamente ao volume de dinheiro transaccionado. E a culpa é da antiga história das longas filas no início e final do mês que se verificam nos caixas e do aumento crescente do número de comerciantes que fazem uso do TPA nos estabelecimentos comerciais, até mesmo informais.