Redes de fibra óptica, o futuro das telecomunicações

As aplicações do futuro vão procurar maior largura de banda e velocidades mais altas. A Furukawa Solutions explica porque é que é necessário avançar na implantação de redes de fibra óptica que não serão apenas fundamentais para atender às demandas de conectividade, mas também para contribuir para o crescimento económico global.

1932

As telecomunicações avançaram rapidamente ao longo da sua história, gerando mudanças verdadeiramente disruptivas, tanto sociais quanto económicas, num tempo muito curto. Estima-se que esta transformação será cada vez mais rápida e vai permitir resolver vários desafios para o desenvolvimento humano, em áreas como saúde, trabalho, alimentação, indústria, transportes, entretenimento e meio ambiente.

De acordo com a Statista, até 2030 haverá cerca de 30 mil milhões de dispositivos conectados à Internet. Por outro lado, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) espera que até esse ano “todas as assinaturas de banda larga fixa tenham 10 megabits por segundo (Mb/s) ou mais rápido, cada escola deve desfrutar de uma velocidade mínima de download de 20 Mb/s e 50 kb/s disponíveis por aluno, e cada escola deve ter um mínimo de 200 gigabytes (GB) de dados permitidos”.

Milhares de milhões de pessoas e dispositivos conectados farão parte do quotidiano, vão exigir velocidades e capacidades de transmissão cada vez maiores. “Apenas as redes de fibra óptica permitirão-nos dar o salto para o futuro e fornecer a largura de banda necessária para realizar a transmissão do enorme volume de dados que as novas aplicações trarão”, explica Xavier Benoit Stephane Chiron, Gerente Geral do departamento técnico da Furukawa Solutions.

Assim, é mais preciso dizer que o futuro pertence à fibra óptica, uma vez que esta tecnologia em constante evolução facilitará a implantação de outras tecnologias-chave, como o 5G, e a chegada do 6G mais tarde, mas, acima de tudo, pelo seu enorme potencial para o crescimento da economia globalmente. De acordo com o Banco Mundial, o produto interno bruto global crescerá até 1,2% cada vez que a inserção da fibra ótica aumentar em 10%.

“A Furukawa é uma empresa global, capaz de desenvolver soluções abrangentes para o segmento industrial e doméstico nos cinco continentes. O nosso investimento contínuo em laboratórios de aplicação para banda larga e networking permitiu posicionar-nos como um centro de excelência.

Além disso, a nossa trajetória é defendida pela qualidade de cada um dos nossos produtos que são monitorizados durante todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima, até à produção e atendimento entregue ao cliente”, explica Xavier Chiron, da Furukawa Solutions.

As redes de fibra óptica, acrescenta o executivo da Furukawa, são future-proof (resistentes ao tempo) e permitirão acompanhar as evoluções tecnológicas que estão por vir, sem precisarem de ser substituídas por novas redes.

Além das qualidades listadas, as soluções de fibra óptica da Furukawa Solutions são o futuro porque trazem: eficiência financeira e operacional, escalabilidade de rede, expansão acelerada dos negócios, menor custo operacional e de conexão, maior retorno sobre o investimento, melhor qualidade, segurança e infraestrutura focada no cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui