A rede 5G vai dominar as conexões móveis até 2026, embora o 4G seja uma tecnologia dominante em 2021, segundo o diretor-executivo da Ernest & Young (EY), Pedro Novo.
Falando na Conferência sobre a Transformação Digital, o especialista informou que o 4G representou já 47,42% do mercado móvel globalmente em 2021, no entanto, 5G está a ganhar força em novos mercados.
Para o responsável, com o crescimento das conexões móveis 5G, as conexões de banda larga móvel estão a ganhar impulso globalmente, impulsionado pela procura por rede de alta velocidade.
MAIS: Governo Angolano vai reforçar investimentos na tecnologia 5G
Por sua vez, a Ásia e a África estão emergentes e a alimentar a receita e os assinantes móveis, dois terços dessas regiões terá, até 2025, 382 milhões de novos assinantes.
Muitos governos em toda a África tem sido incrivelmente otimistas sobre os avanços tecnológicos serem a chave para puxar os africanos do espaço em desenvolvimento para o desenvolvido. Uma dessas tecnologias emergentes com muito peso e ênfase é a tecnologia 5G. Alguns analistas preveem que o 5G pode adicionar USD 2,2 triliões à economia de África até 2034.
No entanto, os países em todo o continente está a lutar para lançar a nova tecnologia devido aos desafios de infraestrutura, problemas de adoção, natureza cara da tecnologia e dos dispositivos necessários para utilizá-la e até mesmo preocupações de segurança em torno do 5G.