Recebeu a notificação da Unitel sobre o Facebook Zero? O que isso muda na sua vida?

21911

Para os que leram o título e disseram que isso não alterará nada na sua vida, então não devem fazer parte dos cerca de 2.2 milhões de utilizadores angolanos actualmente inscritos no Facebook.

Agora, quanto aos que se identificaram com o titulo do artigo e receberam a notificação da Unitel, eis o que muda…

Os primeiros anos do Facebook Zero

Em 2012 a Unitel anunciou que aderiria ao Facebook Zero, uma ferramenta que a equipe da maior rede social disponibiliza para os países “menos ricos” para que os utilizadores consigam aceder ao Facebook mesmo sem créditos (saldo, dados…). Claro que a ferramenta tem limitações e a principal delas é o facto de não conseguirmos reproduzir os elementos de multimédia (imagens, vídeos, áudios).

Desde então, para aceder ao Facebook Zero, o utilizador precisava de deixar bem claro que pretendia aceder à versão gratuita: 0.facebook.com; o.facebook.com; O.facebook.com; zero.facebook.com.

Quem não procedesse conforme o modo acima (usando a rede da Unitel), num smartphone por exemplo, a rede social redirecionava para a versão móvel (não gratuita do site).

E agora?

Agora a Unitel (ou o Facebook, ou ainda as duas empresas em simultâneo) parecem ter mudado a estratégia. Se tentar entrar para o Facebook no seu smartphone, usando a rede Unitel, receberá uma notificação a indicar que está a usar a verão “gratuita” e que poderá alterar para a versão padrão quando quiser, estando ciente que gastará o seu saldo.

O mesmo ocorre com o uso do aplicativo do Facebook usando a rede Unitel, nos últimos dias recebemos uma notificação indicando que não estamos a gastar saldo, a não ser que decidamos abrir um elemento de multimédia.

Simplificando, desta forma a Unitel (e a Movicel, já agora), deixam assim predefinida a opção de os utilizadores não gastarem saldo sempre que tiverem a aceder o Facebook, poupando os preciosos dados.

A curiosidade nos obriga a perguntar: quem implementou essa alteração, a Unitel ou o Facebook?

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu recebi a notificação e confesso que estou um pouco confuso sobre como isso vai impactar meu uso diário do Facebook. Será que vale a pena continuar usando a plataforma ou devo considerar outras opções? Estou curioso para saber como as outras pessoas estão se adaptando a essa mudança!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui