George “Geohot” Hotz é um dos hackers mais proeminentes da sua geração. Bastante conhecido por ter “ultrapassado” os protocolos de segurança do iPhone e da Play Station em tempo recorde, o programador norte americano decidiu virar as suas baterias para um ramo pouco convencional: carros autônomos.
GeoHot criou então a sua companhia “Comma.ai” e prometia trazer kits que transformassem carros comuns em carros autônomos, ou semi-autônomos, para sermos fieis ao conceito.
O projecto não funcionou como planejado, principalmente por problemas legais. A empresa teria de gastar muito dinheiro para convencer as autoridades americanas sobre a segurança do projecto.
No entanto, isso não significa que a tecnologia que esteve a ser desenvolvida com afinco por George Holtz nunca chegue a ver a luz do dia, muito pelo contrário, a equipe da Comma.ai publicou o código-fonte para sua tecnologia de auto-condução “Openpilot” e sua plataforma de robótica NEO. Está tudo disponível gratuitamente no GitHub.
Quem tiver conhecimentos de programação, paciência e recursos de hardware, poderá dar continuidade ao trabalho da Comma.ai.
Decerto que várias companhias do sector automobilístico já enviaram os seus especialistas para “espiar” o código de GeoHot.
Em Angola temos algumas faculdades com o curso de mecatrônica, está ai uma boa chance de captar conhecimento gratuito sobre uma área que está a crescer de um modo impressionante.