A batalha entre navegadores não é uma coisa nova. Obviamente as potências não têm alternado tanto e o Chrome vai reinando, mas… e em Angola, que navegador tem conquistado os corações dos utilizadores?
Vamos analisar os dados de Janeiro à Abril de 2021, começando com a análise global:
A nível mundial não há dúvidas, uma esmagadora supremacia do navegador da Google, o Chrome é responsável por mais de 63% dos acessos. E esse valor não deverá surpreender ninguém, lembrando que a quota de mercado do sistema operativo Android ultrapassa os 77%, com os aplicativos da Google pré-instalados, o caminho para o Chrome estava traçado, pelo menos no segmento móvel. O Chrome tem ocupado nos últimos anos (desde 2012) o lugar do Internet Explorer (Descanse em Paz), o famoso navegador da Microsoft.
O Safari vem em segundo lugar, com 17% e o Firefox (em queda livre) com 3.67% de quota de mercado. O substituto do Internet Explorer, o Edge, vem subindo (lentamente) desde 2015, mas a Microsoft deve estar feliz, porque crescimento é crescimento, certo?
Mas, qual é então o navegador mais utilizado em Angola?
Não há surpresas, o Chrome reina! 69.68% de quota de mercado, as surpresas vêm a seguir, com o Firefox com um modesto 6º lugar e o Opera a assumir o 3º lugar. O Safari segue o padrão mundial, com o segundo lugar.
A fonte desses dados é a gs.statcounter.com , mas, para garantir, decidimos comparar com os dados dos visitantes do MenosFios. Analisamos o mesmo período: Janeiro à Abril de 2021.
Sem mudanças substanciais, o Chrome continua a ser o navegador mais utilizado para aceder o MenosFios, o Safari continua em segundo lugar e o Firefox cai para a oitava posição.
Então, alguma surpresa nessa lista?