Com essa liberdade, vem o problema da segmentação, ou seja, podemos ter usuários com mais de 5 versões do mesmo sistema operativo. Um autêntico pesadelo para os desenvolvedores que precisam de estar sempre atentos para saber que versão é a mais requisitada pelos usuários.
A Google lança de tempos em tempos o seu mapa estatístico para mostrar as versões mais usadas. No último relatório, boas notícias apareceram. Uma delas é que a versão Android 4.1 Jelly Bean, está instalada num terço dos dispositivos que utilizam plataforma móvel (Android), para ser mais específico, 29% dos dispositivos usam essa versão, ultrapassando assim a versão que mais aceitação teve, Android 4.0 Ice Cream Sandwich que fica com 25,6%.
As boas notícias não param por aí, se tivermos em conta todas as versões 4.x do Android (Ice Cream Sandwich + Jelly Bean), atingimos a marca de 58,6% de instalações. A má notícia é que a outra parte da fatia é ocupada pelas versões 2.2 (Froyo) e 2.3 (Gingerbread) , com sólidos 39,6% .
A questão que não quer calar: quando e como a Google resolverá esse problema da segmentação?
[Fonte]: Developer Android || [Via]: H-Online