Menos Fios

Qual a diferença entre POP e IMAP ?

Fonte da imagem: http://www.cuca.in/wp-content/uploads/2012/09/imap_pop1.jpg

Com o aumento exponencial das plataformas móveis, smartphones e tablets, torna-se cada vez mais usual que os utilizadores deixem de consultar os seus emails por Webmail, ou seja, através dos navegadores (internet explorer, chrome, mozila, etc) e passem a usar mais programas para gerir os seus emails.

Mas na altura de configurar o correio electrónico num programa leitor de emails é necessário fazer uma opção antes, que protocolo usar? POP ou o IMAP?

Muitas vezes quando essa opção aparece-nos no ecrã ficamos a olhar para elas e talvez façamos Pim-Pam-Pum para escolher uma delas. Mas hoje vamos falar um bocado sobre esses dois protocolos para que vocês saibam qual deles deverão usar dependendo das situações. 

Protocolo POP

O POP (ou POP3) é um protocolo offline em que o programa gestor dos seus emails conecta-se ao servidor, baixa os emails que estão na sua caixa de entrada para o seu computador / smartphone / tablet e finaliza essa conexão.

É necessária ter a máxima atenção na configuração deste protocolo, pois se não marcarmos a opção para o programa deixar uma cópia dos emails no servidor, este após baixar para o computador / smartphone / tablet apagará todos os emails do servidor. Alerta máximo se utilizarem a opção de apagar as mensagens do servidor, pois depois não há como recuperar as mensagens caso algo aconteça com o dispositivo onde guarda as mensagens.

O POP apenas faz o download das suas mensagens da caixa de entrada, não se preocupando com as suas pastas, rascunhos, enviados, etc.

O POP é recomendado para quem pretenda aceder os seus emails em apenas um local, usa um email partilhado por muitas pessoas e quer apenas receber os emails e não alterar o seu estado, recebendo apenas as mensagens que entram (desde que não use a opção de apagar as mensagens do servidor), ou tenha uma largura de banda baixa.

Protocolo IMAP

Tal como o POP, para a utilização do IMAP é necessário um programa para gerir de emails. Mas é diferente dele pois o IMAP é um protocolo de leitura online dos emails. O programa conecta-se ao servidor, lê e sincroniza todos os emails (incluindo caixa de entrada, saída, rascunhos, enviados e todas as suas pastas, o que o POP não faz) e continua com a conexão permitindo que todas as alterações ou novas mensagens recebidas sejam actualizadas quase que em tempo real.

A sincronia em IMAP vai ao ponto de se marcarmos uma mensagem como lida no leitor de emails ou alterarmos um rascunho, tenhamos essa acção rapidamente reflectida no servidor e imediatamente actualizada no Webmail, e o caso contrário também é válido.

Este protocolo é mais recomendado para quem precise ter uma sincronização em tempo real com a sua conta de email e principalmente útil para quem aceda aos emails em mais do que um local (no computador, smartphone ou tablet).

Esses dois protocolos são as duas principais escolhas que poderá fazer ao configurar um email no seu programa gerenciador de emails. A partir de agora analise antes de escolher um dos dois protocolos antes de configurar um email no seu dispositivo.

Exit mobile version