A Rússia é o país mais afectado pela campanha de ciberataques do ransomware “WannaCry”. Vale a pena notar que, de acordo com os dados do Kaspersky, o país do Vladmir Putin está no topo da lista em todo o mundo pela quantidade de alvos do WannaCry.
De acordo com o Director Executivo da Europol, Rob Wainwright, pelo menos 200 mil usuários em 150 países foram afectados pelos recentes ataques cibernéticos de ransomware.
“Creio que a direção da Microsoft assinalou os serviços secretos dos Estados Unidos como a fonte principal do vírus. A Rússia não tem nada a ver com isto”, disse Putin numa conferência de imprensa em Pequim.
De acordo com as informações, os hackers já receberam mais de US$ 42 mil dos usuários afectados. Ao mesmo tempo, o jornal The Guardian informou que o resgate poderia aumentar, à medida que os hackers ameaçam duplicar a soma de dinheiro que exigem.
Os 10 países mais afetados pelo WannaCry:
- Rússia – 113.692
- Ucrânia – 26.658
- Taiwan – 22.736
- Índia – 4.108
- Brasil – 2.114
- Argentina – 742
- Estados Unidos – 716
- Japão – 648
- República Tcheca – 560
- Reino Unido – 440
O vírus ransomware aproveita-se de uma vulnerabilidade do Windows para encriptar os dados de um computador, exige os hackers posteriormente ao seu proprietário um pagamento em troca de um código para resolver o problema.