De certeza que essa é uma informação bastante preocupante para os Técnicos ou Administradores de Redes, visto que foi anunciado que, o protocolo de segurança usado para proteger a grande maioria das conexões Wi-Fi foi quebrado, expondo potencialmente o tráfego de Internet sem fio para espionagem e ataques cibernético.
A descoberta foi feita por Mathy Vanhoef (especialista em segurança da universidade belga KU Leuven), acabou encontrar a fraqueza no protocolo de segurança sem fio WPA2.
Está vulnerabilidade coloca em risco a integridade de redes Wi-Fi em todo o mundo, visto que todas tem o padrão WPA2, a vulnerabilidade problema afecta todos os roteadores que usam o padrão, independentemente de marca, modelo ou utilização.
Segundo o relatório apresentado por Mathy Vanhoef, “Os hackers podem usar esta nova técnica de ataque para ler informações que anteriormente acreditava-se serem criptografadas com segurança”. O relatorio salienta ainda que, isso pode ser usado para roubar informações confidenciais, como números de cartão de crédito, senhas, mensagens de bate-papo, e-mails, fotos e assim por diante.
A vulnerabilidade afecta uma série de sistemas operacionais e dispositivos, segundo o relatório, incluindo Android, Linux, Apple, Windows, OpenBSD, MediaTek, Linksys e outros.
A descoberta está disponível online, com direito a uma exibição em vídeo que traz também os códigos necessários para implementação do golpe. Por outro lado, o responsável pelo estudo afirma que não existem indícios de que vulnerabilidades desse tipo tenham sido exploradas anteriormente, isso indica que, ataques desta vertente poderão começar a acontecer agora, uma vez que a vulnerabilidade está amplamente presente na Internet para ser usada com intuitos maliciosos.
O que pode ser feito para se proteger?
Infelizmente não há uma solução ainda para esse caso, visto que ainda é muito recente. Portanto, estejam atentos às actualizações de segurança especialmente no WPA2 que devem começar a ser disponibilizadas em breve, especialmente para routers.
Isso é … mau para os negócios!!
Com certeza
Waw!!! Guilherme!!! Eu to fascinado com os seus conhecimento sobre a atualidade, um dia eu tbm quero ser como vc.