Menos Fios

Projeto de modernização dos sistemas meteorológicos vai custar 60 milhões de euros

O mais recente projeto de modernização dos sistemas meteorológicos em Angola vai custar mais de sessenta milhões de euros, de modo a apoiar os transportes aéreos, terrestres e o sector agrícola.

A informação foi revelada pelo ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, na inauguração da estação automatizada de medição dos parâmetros meteorológicos em altitude denominada “ROBOTSONDA”, no Aeroporto Internacional da Mukanka.

Mário Oliveira afirmou que o programa é desenvolvido com a parceria da Meteo France Internacional (MFI) e contempla 76 estações meteorológicas.

MAIS: INAMET vai beneficiar-se de modernização tecnológica para antecipar ocorrências

Conforme Mário Oliveira, a implementação das estações garante uma previsão do tempo em Angola mais real, possibilitando o planeamento e a segurança dos transportes marítimos, terrestre e aéreo, assim como o auxílio nas actividades agrícolas sustentáveis e a projeção de construção de infraestruturas habitacionais, industriais, rodoviárias e outras.

Fez saber que a nível do ministério de tutela e com recurso à tecnologia via satélite estão a desenvolver um projeto no estudo dos solos, da existência ou não de caudais de água subterrânea para ajudar a combater nas províncias do sul de Angola.

Mário Oliveira reconheceu o esforço de todos que estão envolvidos no desenvolvimento do projeto de melhoria dos sistemas meteorológicos em Angola, frisando que o seu orçamento tem uma componente de formação forte e hoje têm técnicos certificados internacionalmente a nível da meteorologia, no que toca ao projeto de satélites.

Exit mobile version