Mais uma notícia que merece a etiqueta “Acredite se puder”.
O projecto BrainFlight (voo pelo cérebro) pretende provar que uma pessoa consegue pilotar um avião através da actividade dos neurónios,com uma precisão impressionante.
Para realizar essa tarefa a União Europeia providenciou um financiamento de 600 mil euros, para que 4 organizações trabalhassem em conjunto para concretiza-la. De entre essas organizações, destacamos duas de Portugal, TEKEVER e Fundação Champalimaud (Portugal) que trabalham em parceria com a Eagle Science (Holanda) e Universidade Técnica de Munique (Alemanha).
O projecto foi lançado há dois anos e para mostrar o sucesso da pesquisa, um vídeo demonstrativo foi disponibilizado:
Qual é a ciência por trás dessa “magia”?
A resposta chega a ser simples: processamento de sinais. O cérebro emite ondas que são medidas por um electroencefalograma, assim são registadas a actividades eléctricas do cérebro, criadas por impulsos nervosos. Quando pensamos em fazer alguma coisa, é gerado um impulso. O que as instituições de pesquisa têm feito é criar de um algoritmo para decifrar os potenciais eléctricos e convertê-los em comandos de controlo.
Quando essa pesquisa for aprimorada, a tecnologia poderá ser usada em muitos outros ramos. Mas, pelo que podemos ver no vídeo, é apenas uma questão de tempo.
E vocês, acham que essa tecnologia poderá ser benéfica?
[Fonte]: Público