O município do Cachiungo na província do Huambo vai contar com vários pontos de acesso à Internet gratuita, no quadro do programa “Angola Online”, que é executado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).
A informação foi revelada pelo governador da região, Pereira Alfredo, frisando que a juventude do Cachiungo deve ter acesso às novas tecnologias de informação para estar informada e ter conhecimentos sobre as acções do Executivo, em prol da melhoria das condições sociais da população.
Na província, informou o governante, só os municípios do Huambo e da Caála beneficiam dos serviços de acesso à internet gratuita do programa “Angola Online”.
Com a implementação do ponto de acesso à Internet, disse, vai ser possível ajudar os estudantes mais carenciados, que precisam de investigar temas académicos.
MAIS: “Angola Online” vai ganhar mais de 50 novos pontos de internet grátis
O projecto “Angola Online”, ressaltou o governador, tem como foco principal apoiar a juventude para o aumento da literacia digital.
O administrador do Cachiungo informou que o ponto de Internet além de constituir uma oferta do ano é um ganho para a população local, destacando a classe académica, que muito aguardava por este serviço tecnológico.
O “Angola Online” conta com o apoio de várias empresas nacionais tecnológicas, com destaque para a Angola Telecom, TV Cabo, Internet Technologies Angola (ITA), UNITEL e a Zap Fibras, no âmbito das suas responsabilidades sociais, ao passo que nas áreas suburbanas serão instalados através do sistema VSat, ou seja, por via satélite e em cada ponto de acesso instalados 100 megabytes, para um alcance de 100 metros de distância, acoplados com pára-raios.