Nos últimos dias em Angola tem se verificado uma onda crescente de desaparecimento de pessoas, desde crianças a adultos. A verificação deste fenómeno tem se constatado pelas constantes partilhas feitas por familiares e amigos dos lesados nas redes sociais. Alguns destes desaparecimentos tem acontecido por intermédio de raptos, segundo os internautas.
Para todo problema deve-se procurar uma solução que ajude na busca das pessoas desparecidas, por isso a empresa Zulumukainvest acaba de disponibilizar um aplicativo gratuito denominado “Procura”, com intuito de localizar pessoas desaparecidas.
Está disponível para download gratuito na Play Store e com uma página no Facebook.
Segundo a nota oficial de lançamento:
O projecto nasce da preocupação com a frequência de denúncias diárias de pessoas desaparecidas sobretudo crianças e adolescentes e consiste numa plataforma informática que vai agregar informações sobre pessoas que estiverem a ser procuradas. Através da plataforma o projecto pretende centralizar a informação sobre pessoas desaparecidas e disponibilizá-las aos mais diversos sectores da sociedade e dos órgãos responsáveis pela investigação e esclarecimentos dos casos.
A plataforma vai permitir criar uma rede de cooperação e solidariedade com as famílias e com as vítimas na busca de solução para este preocupante mal. Visto que muitas famílias angolanas têm se deparado com este mal, então essa é uma solução que vai aliviar a dor de muitas famílias”
Como funciona o aplicativo?
Cada utilizador poderá inserir ou fazer uma denúncia da pessoa desaparecida ou encontrada. A plataforma vai permitir criar uma rede de cooperação e solidariedade com as famílias e vítimas na busca de solução para este mal Ao asseverar que muitas famílias angolanas enfrentam este problema, Madalena Miguel disse que o dispositivo surge como solução que vai, de certo modo, aliviar a dor de muitas famílias. Caso queira fazer o download da aplicação clique aqui.
Próximos passos
Para melhor articulação de casos de desaparecimento, a empresa Zulumukainvest pretende estabelecer parceria com a Polícia Nacional e o Instituto Nacional da Criança (INAC), instituições que, diariamente, lidam com muitos destes casos. Através deste aplicativo, os agentes podem fazer uma busca rápida no banco de dados existente.