A privatização de 15 por cento das acções na Unitel S.A estará concluída até ao I semestre de 2025, segundo o Despacho Presidencial 194/24, onde é dado a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, a seguir com o processo de privatização, que deve ocorrer através de Oferta Pública Inicial (OPI).
Sendo assim, este é o primeiro passo de todo um longo processo para a privatização em bolsa do activo. O passo seguinte será o do anúncio do concurso público para a contratação do intermediário visa à condução do processo.
Depois disso, em presença das peças e procedimentos de contratação, dar-se-á então abertura da Oferta Pública, momento em que cidadãos titulares de contas de custódia poderão participar no concurso para a aquisição de direitos societários na Unitel.
MAIS: Detido Chinês que desviava Chamadas da UNITEL e AFRICELL
Sobre a UNITEL, o Instituto de Gestão de Ativos e Participações do Estado (IGAPE) anunciou, no final de 2022, o início do processo de reprivatização da UNITEL em mercado concorrencial, com várias reuniões já feitas do grupo de trabalho.
De informar que muito recentemente o IGAPE esclareceu que a Unitel, S.A é a maior empresa de telecomunicações móveis de Angola, revestindo-se de excecional interesse público para o estado, dada a posição estratégica do sector, o conhecimento técnico agregado, o perfil tecnológico moderno e a sua referência na empregabilidade nacional.
“Por estes factos, importa referir que todas as medidas estão a ser acauteladas no sentido de salvaguardar o bom funcionamento do referido ativo e garantir a continuidade e a salvaguarda do bem comum”, assegura a IGAPE.