Decorreu no último mês o primeiro fórum de “Empreendedorismo Emergente” nacional, onde serviu para transmitir técnicas e ferramentas, que servirão de base para que os participantes consigam dar o impulso necessário aos seus projectos e vencer as dificuldades da fase de arranque.
O evento que contou com os principais players do sector – Neuza Pinto, Ivanilson Machado, Sandra Mateus, Adilson Camacho, Hélder Carlos, Maria Sebastiao e Geraldo Dala- onde levaram dicas sobre como se manter num mercado cada vez mais exigente, como o angolano.
Com presença no recinto de vários empreendedores e todos aqueles que queiram empreender nos dias de hoje, o fórum abordou um grande leque de temas, como comunicação, networking, gestão financeira e gestão emocional.
MAIS: Jovens mulheres angolanas capacitadas em empreendedorismo
Segundo Maria Sebastião, coach de desenvolvimento humano e mentora emocional, essa conferência serviu para abordar o tema da gestão emocional. de modo a permitir que as pessoas tenham consciência que elas precisam conhecer e entender as suas emoções na área do empreendedorismo.
“Nem sempre o negócio vai funcionar à primeira tentativa, por isso, será necessário muita paciência, ou seja, empreender não é só pensar em inovação, é também perceber que vão existir dificuldades e que é importante o empreendedor saber o seu posicionamento“, disse a Maria Sebastião.
Ainda na sua abordagem, a Coach frisou que a falta de gestão emocional faz com que muitos empreendedores angolanos não consigam lidar com a rejeição, na fase inicial do projecto, e percam o posicionamento, o que leva muitos a deixar os braços e desistir dos seus negócios. Como salienta a mentora emocional, umas das maiores dificuldades do empreendedor angolano é definir o seu público-alvo e posicionar-se no mercado.
“Por isso, mais do que o conhecimento académico, é importante saber gerir as emoções para cada situação que ocorrer no exercício das actividades“, acrescentou.
Por outro lado, Sandra Mateus, coordenadora do evento, informou que o encontro teve a participação de mais de 400 empreendedores, com duração de quatro horas, que foi dividida em dois momentos; no primeiro os oradores fizeram apresentação, tendo dois painéis; e o segundo esteve reservado para mais outros dois painéis.
Confira abaixo as imagens do evento.