Segundo Carlos Alberto Masseca (Director-geral da unidade hospitalar), a realização da cirurgia constitui um marco histórico para o Sistema Nacional de Saúde e aumenta a responsabilidade do Complexo Hospitalar Dom Alexandre do Nascimento.
O mesmo saliento ainda que, a cirurgia correu bem. O paciente já saiu do bloco operatório e manteve uma conversa com os médicos. Antes houve um processo de preparação e uma interacção entre as equipas angolanas e norte-americanas, o que permitiu ter o doente em boas condições para que o procedimento decorresse sem sobressaltos”.
A titular da pasta do sector da saúde em Angola, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, avançou que a cirurgia robótica vai ser estendida para outras especialidades, garantiu ainda que, o robô cirúrgico, colocado à disposição do Serviço Nacional de Saúde, junta-se aos outros meios para uma melhor prestação de cuidados de saúde. Por isso, num futuro breve, será feita cirurgia ginecológica robótica, geral, torácica, neurocirurgia e ortopedia.