Presença de mulheres no sector das tecnologias tem crescido, revela Governo

1071

Angola assiste um crescimento no número de mulheres interessadas nas áreas de Ciências e Tecnologias, segundo a secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Almeida.

Falando no final de um encontro no Centro de Ciência de Luanda, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências, a Secretária reconheceu que, apesar deste crescimento, o número ainda não é o desejado.

Aice Almeida deu ainda a conhecer a existência de vários projetos para incentivar e capacitar as jovens, destacando a atribuição de bolsas de estudo de graduação e pós-graduação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, das quais 50 por cento são destinadas a mulheres e meninas.

O encontro envolveu mulheres e meninas e serviu para facilitar o contacto e a partilha de testemunhos de vida de uma geração para a outra.

MAIS: Executivo enfatiza aumento de mulheres no acesso às novas tecnologias

Na ocasião, a bióloga Fernanda Lages incentivou as mulheres e meninas a ingressarem, cada vez mais, nas áreas da Ciência e Tecnologia, de forma a combater o fraco acesso desta franja da população à investigação científica.

A também professora e investigadora encorajou as adolescentes e jovens a seguirem as carreiras desejadas e não deixarem as questões culturais e os preconceitos constituírem barreiras para o acesso à educação, às tecnologias e outras áreas.

“É necessário o envolvimento de todos para se acabar com o tabu de que existem áreas específicas para homens e mulheres, o envolvimento das mulheres e meninas na ciência e tecnologia é imprescindível e contribui para o desenvolvimento do país nos mais variados domínios”, disse.

Para a médica neurologista Luciana Guimarães, é necessária a implementação de ações para que desde muito cedo as meninas e, no futuro, mulheres tenham todas as condições para cultivar o interesse em ingressar na área da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) a nível das administrações municipais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui