As inscrições para os Prémios CNN Multichoice de Jornalismo Africano vão até ao próximo dia 11 de Maio, segundo revelou a organização em comunicado.
A competição é válida para jornalistas africanos baseados em África e que criem conteúdos dedicados a um público africano vai já na sua 20ª edição e têm como objectivo, segundo, Tony Maddox, Vice-presidente Executivo e Administrador da CNN International, encorajar a excelência no jornalismo em todo o continente bem como honrar a profissão de jornalista em África.
Ernesto Bartolomeu, Sebastião Vemba e Isabel João são jornalistas angolanos que já venceram o prémio.
Sobre os Prémios CNN Multichoice de Jornalismo Africano Desde os primeiros prémios, em 1995, que a competição tem crecido em tamanho e estatuto, tornando-se o mais prestigiado evento da imprensa africana.
Em 2014, um programa com os melhores momentos da cerimónia, que decorreu em Dar es Salaam, na Tanzânia, foi transmitido para todo o continente, para além do Reino Unido, E.U.A. e Caraíbas.
Aberta a jornalistas que trabalhem em qualquer suporte, este ano a competição irá reconhecer a excelência nas seguintes categorias:
- Prémio de Cultura
- Prémio de Dow de Jornalismo de Tecnologia e Inovação
- Prémio de Economia e Negócios
- Prémio de Peças Jornalísticas
- Prémio de Notícias Generalistas Francófonas
- Prémio GE Energia e Infraestrutura
- Prémio de Fotografia Mohamed Amin
- Prémio MSD Saúde e Medicina
- Prémio de Notícias Generalistas em Língua Portuguesa
- Prémio de Liberdade de Imprensa
- Prémio de Reportagem Desportiva
- Prémio de Ambiente do Banco: African Development Bank
- Prémio de Notícias de Impacto de Empresa: The Coca-Cola Company
Um painel independente de juízes escolherá o vencedor geral de entre os vencedores destas categorias – o CNN MultiChoice African Journalist 2015.
O grande destaque desta edição é o Prémio de Jornaliamo Dow de Tecnologia e Inovação, que dará mérito aos jornalistas que se destacam na forma como escrevem sobre questões e iniciativas de tecnologia e inovação no continente.
Os finalistas da competição de 2015 participarão num programa de finalistas que incluirá um fórum multimédia e oportunidades de relacionamento com jornalistas sénior, editores, líderes de negócios e proprietários de cadeias noticiosas de todo o continente, culminando numa cerimónia de gala de entrega de prémios que decorrerá no final deste ano.
O vencedor do Prémio CNN MultiChoice African Journalist 2015 terá a oportunidade de participar no CNN Journalism Fellowship na sede da CNN em Atlanta.
Este ano, e tal como no ano passado, a participação dos jornalistas tornou-se mais fácil, sendo as candidaturas apresentadas através de um formulário presente no website www.africa.cnnjournalistaward.com
Por MenosFios.com , Via Comunicado de Imprensa.
De facto, apreciei com muito gosto a finalidade do prémio, estou mesmo interessado. São destas iniciativas que o continente berço precisa para incentivar os escribas. Tomas Jefferson, ex-Presidente dos EUA nos anos 50, já dizia que preferia governar America sem governo e apenas com a imprensa. Devemos refletir nisso, a força do quarto poder. Obrigado! Parabéns aos laureados desta edição.