Os principais postos fronteiriços do país vão contar com aparelhos eletrónicos para a captação e codificação de imagens (scanners), de modo a reforçar da fiscalização e do controlo das mercadorias que entram e saem do território nacional.
A informação foi revelada pelo diretor Regional Norte da Administração Geral Tributária(AGT), a partir do posto fronteiriço do Nóqui, província do Zaire, salientado que estes dispositivos serão instalados nos postos fronteiriços terrestres e aeroportos ao redor do território Angolano.
Neste momento, segundo o responsável, as equipas técnicas se desdobram em visitas aos diferentes postos fronteiriços terrestres de Angola, para trabalhos de levantamento de dados e informações pertinentes para a efetivação deste projeto.
MAIS: Segurança das fronteiras nacionais vai ser reforçada com equipamentos tecnológicos
Para Adriano Mendes de Carvalho, governador do Zaire, considera a instalação dos dispositivos tecnológicos como uma medida fundamental para o reforço da fiscalização e do controlo das mercadorias que entram e saem do território nacional.
“Sempre foi uma luta muito grande para o controlo e fiscalização mais eficiente do comércio fronteiriço, das mercadorias que entram e saem do território nacional”, disse o governante.
Adriano Mendes de Carvalho finalizou que a instalação dos aparelhos scanners é uma mais-valia para Angola e, também, para os países vizinhos, ao permitir saber que tipo de mercadoria que se movimenta dum lado para o outro.