Portugal: Agência para a Modernização Administrativa sofre ciberataque

Cinco dias após o ciberataque, ainda há plataformas e serviços do Estado que não estão a funcionar.

679

A rede da Agência para a Modernização Administrativa de Portugal (AMA) foi na passada quinta-feira alvo de um ciberataque de ransomware, o que provocou “disrupção” da mesma e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) está a prestar apoio à entidade.

De acordo com a AMA, esta encontra-se “com uma disrupção na sua rede em virtude de um ataque informático”, tendo o CNCS” sido notificado do incidente de ‘ransomware’ [em que é pedido um resgate] que hoje comprometeu as infraestruturas geridas” pela entidade.

Segundo o Centro Nacional de Cibersegurança, trata-se de um “impacto substancial ao nível dos serviços suportados por esta entidade, tais como a Autenticação.Gov e o Gov.ID”.

Cinco dias após o ciberataque, ainda há plataformas e serviços do Estado que não estão a funcionar. A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) garante que está a implementar medidas preventivas e correctivas.

Há plataformas que ainda estão inoperacionais, tais como o portal gov.pt e a aplicação id.gov.pt, onde é permitido guardar, consultar e partilhar documentos pessoais, como o cartão de cidadão e a carta de condução.

A Agência para a Modernização Administrativa ressalva que devem ser ignorados pedidos de informações pessoais para recuperação de credenciais ou para aceder a serviços, já que a AMA não as irá solicitar por qualquer canal.

Portanto, não se esqueça: se receber uma mensagem para repor a ‘password’ ou código, pode ser fraude e deve ignorar.

A AMA garante que continua a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades nacionais competentes em matéria de cibersegurança e cibercrime para restabelecer a segurança que permita o pleno funcionamento das operações.

O Centro de Cibersegurança disse estar em curso o processo de análise forense e recuperação dos serviços afectados que permitam o seu restabelecimento seguro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui