A Polícia Nacional (PN) no município da Damba, província do Uíge, recuperou um grande leque de cabos de fibra óptica, pertencentes a empresa Movicel, que deixaram a localidade sem comunicação da rede de telefonia móvel da operadora.
Com a recuperação dos cabos de fibra óptica, a PN deteve dois cidadãos acusados do respetivo crime e onde para a administradora da Damba, os suspeitos foram interpelados na via pública e tinham ainda em posse um saco, contendo uma grande quantidade de cabos de fibra óptica.
Com base na investigação, o material foi cortado numa linha de transporte e os dois foram apanhados, em flagrante, quando se dirigiam para a residência do comprador, também já detido.
Eulália Dombaxi espera que os acusados paguem pela dimensão dos prejuízos causados à população da Damba.
“Actualmente, os munícipes têm dificuldades em usar a rede de telefonia móvel da Movicel. É uma atitude totalmente reprovável”, disse.
MAIS: INSS torna-se sócio maioritário da Movicel com 51% do capital
De informar que as empresas de telefonia móvel estão a reforçar a necessidade de se garantir a segurança ao longo da sua linha de cabos de fibra óptica, para que situações de roubos do género não voltem acontecer, por se tratar de um material que custa muito caro no mercado.
Por isso, as empresas de telecomunicações pedem a colaboração das autoridades tradicionais e da população para controlarem a linha, bem como denunciarem os indivíduos que tentarem vandalizar de novo.