A Polícia Nacional (PN) apresentou, esta segunda-feira, na capital do país, cinco cidadãos presumivelmente pertencentes a uma rede de criminosos que se dedicava à clonagem de cartões multicaixas e que, fraudulentamente, levantavam dinheiro de contas de clientes.
Segundo o porta-voz da Polícia em Luanda, superintendente Nestor Goubel, informou que os indivíduos, entre os 30 e 59 anos e dois dos quais com a nacionalidade nigeriana, foram detidos no município da Quiçama, em Luanda.
A rede de criminosos usava um dispositivo electrónico para clonagem de cartões multicaixa, com os quais subtraía de forma fraudulenta valores monetários das contas bancárias de vários cidadãos.
MAIS: Detido suspeito de burlar milhões de kwanzas com clonagem de cartões multicaixas
A acção da Polícia, continua Nestor Goubel, foi motivada por várias denúncias sobre clonagem de cartões multicaixa e consequentes pagamentos e transferências fraudulentas de valores monetários das contas bancárias de diversos cidadãos, em Luanda.
O último caso, disse, ocorreu na comuna do Cabo Ledo, quando um cidadão denunciou que, não obstante ter o cartão multicaixa em sua posse, notava que estavam a ser efectuadas movimentações na sua conta. A denúncia fez com que se desse início a um processo investigativo que resultou na detenção dos acusados.