O responsável pelo desenvolvimento da PlayStation 5, Mark Cerny, deu uma entrevista à Wired,onde na mesma falou sobre o processo de desenvolvimento da consola da Sony, revelando que o design foi influenciado por reuniões com produtoras e estúdios de desenvolvimento de jogos.
O executivo informou que este tipo de abordagem durante o desenvolvimento de uma consola é “bastante recente”, e que essas conversas construtivas com as produtoras de jogos é tendo como objectivo perceber o que é realmente importante para elas.
“Procuro os developers que me dificultam mais a vida e os que têm opiniões mais fortes sobre o que precisam para fazer o jogo que sonham. Estas são reuniões brutais mas são boas porque, no final, estás a fazer uma consola mais forte”, diz Cerny.
MAIS: Sony já vendeu 13,4 milhões de unidades da Playstation 5
De informar também que, além de ter começado o desenvolvimento da PlayStation 5 com algumas ideias próprias e uma lista das funcionalidades que não conseguiram incluir na antecessora, Cerny notou que acabou estas reuniões com uma longa lista “de todas as coisas que a comunidade de desenvolvimento de jogos gostaria de ter”.
Um dos pedidos mais frequentes foi o afastamento de discursos rígidos, o que permitiu ter tempos de carregamento mais rápidos em jogos de mundo aberto.