Menos Fios

Plataformas digitais vão facilitar o trabalho dos deputados angolanos na V Legislatura

As plataformas web da Assembleia Nacional vai facilitar o trabalho dos deputados angolanos em ambiente externo, segundo o director do Centro de Informática da Assembleia Nacional, Neemias Muachendo.

O director que discursava sobre o tema “O Parlamento e as Tecnologias de Informação”, disse que a V Legislatura vai oferecer aos titulares da Casa das Leis Angolana duas inovações principais, nomeadamente o portal externo e o interno.

Falando da plataforma web externa, com o endereço www.parlamento.ao, está mais bem preparado, contando com uma interface nova, aliada a outras características, principalmente em termos de funcionamento e de resposta às solicitações dos usuários, quer deputados, quer cidadãos, que procuram pelos serviços da Assembleia Nacional.

Ainda sobre as valências tecnológicas do portal, destacar as notícias e outros dados que serão disponibilizados pelo Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, tendo como suporte legal toda legislação básica do Parlamento, previamente alinhada com a Constituição da República.

O portal traz, igualmente, benefícios no acesso, em tempo real, à documentação em tratamento na Assembleia Nacional sobre as plenárias. Assegurou que os deputados, em casos excepcionais, poderão acompanhar o plenário a partir do portal.

Em relação à interacção do deputado e o cidadão, o director do Centro de Informática da Assembleia Nacional, Neemias Muachendo, explicou que o portal reserva um campo para o cidadão enviar mensagens aos deputados, e estes responderem às solicitações, sem qualquer constrangimentos.

A dinâmica e interacção em ambiente doméstico são duas outras funcionalidades que não foram esquecidas, visto que o portal interno vai facilitar a comunicação, tendo reservado, para tal, um espaço para consultas, veiculação de informações, recibos ou fichas electrónicas de deputados.

Para facilitar o manuseamento das novas tecnologias de informação e comunicação, o departamento de in-formática, através da secretaria geral da Assembleia Nacional, assegurou que vai desencadear acções formativas destinadas a aumentar a literacia digital dos parlamentares, à semelhança das legislaturas anteriores.

Referiu que estão previstas acções formativas, repartidas em grupos de até 45 deputados por cada sala de formação, para adequar os procedimentos técnicos e orientar os deputados a lidar com os meios disponíveis na Assembleia.

A presença dos parlamentares nas sessões formativas é importante para que tenham conhecimento e, acima de tudo, saibam tirar o maior proveito da informação tecnológica disponível para a sua actividade.

Exit mobile version