A plataforma tecnológica de certificação de empresas vai permitir ao Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) reduzir, de 30 dias para 72 horas, o período médio de atribuição do certificado das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME).
Essa informação foi revelada no lançamento oficial da ferramenta tecnológica denominada Plataforma de Certificação de Empresa, que tem como objectivo principal, imprimir um maior dinamismo no processo de emissão de certificação das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), via remota.
Espera-se que através desse instrumento tecnológico, os empresários e empreendedores das 18 províncias do país, poderão submeter a documentação requerida, em suporte PDF (preferencialmente), ao portal, seguir o processo, interagir e num período de três dias é-lhe emitido o certificado.
Por conta da modernidade tecnológica do portal, está interconectado com o sistema da Administração Geral Tributária (AGT) para aferir a condição do contribuinte.
O certificado caracteriza-se como mais seguro do que o anterior, tendo em conta que possui o código QR, a geolocalização, dentre outros mecanismos de segurança.
MAIS: INAPEM e aceleradora do Canadá projetam acordos para as startups angolanas
Segundo o Chefe de Departamento de Estudos e Estatística do INAPEM, Cláudio Silva, a plataforma tecnológica vem assim para cumprir com um dos desígnios do Executivo angolano, que passa pela modernização e na simplificação dos procedimentos administrativos nos serviços públicos.
Quanto a segurança, o responsável enfatizou aspetos de segurança do certificado e a sua legitimidade, através do código QR, por ser um mecanismo de fácil apuração da veracidade do documento.
Cláudio Silva acredita que com este novo instrumento, o INAPEM poderá expandir a certificação das empresas, via remota, dispensado o constrangimento do gestor da MPME, de se deslocar à capital, Luanda, para aceder ao referido documento.
Com isso, explica o Chefe de Departamento de Estudos e Estatística, as micro, pequenas e médias empresas poderão usufruir das vantagens do certificado INAPEM e fazer parte do ecossistema das MPME.