Plataforma Digital.ao finaliza incubação de 6 startups

1627

Mais de 6 startups estão em fase final da sua incubação no Centro Tecnológico “Digital.ao“, plataforma nacional vocacionada a potenciar técnicos de telecomunicações, tecnologias de informação e informática, bem como pequenas, médias e grandes empresas, de modo a fortalecer esse subsector da economia nacional.

Segundo Miriam Fernandes, responsável desta solução tecnológica, a finalização da incubação dessas startups abre espaço para outras, que poderão ficar incubadas seis meses e serem aptas à implementação no mercado.

A também chefe de departamento da área de comunicação, inovação, tecnologia e modernização dos serviços do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI) referiu que a plataforma recebe muitas solicitações de projetos tecnológicos, facto que revela o aumento da veia criativa da juventude.

Recebemos várias inscrições de startup, mas infelizmente não temos espaços para albergar todos em simultâneo. Por isso, decidimos encurtar o tempo de incubação de dois anos para seis meses”, informou em entrevista a ANGOP.

Para que os projetos inovadores façam parte do Digital.AO, Miriam Fernandes disse que o processo de seleção passa, inicialmente, por uma análise do impacto económico e social.

De informar que muito recentemente, o Digital.ao apresentou oito novos softwares desenvolvidos pela sua Fábrica de Software e Automação Tecnológica (FSAT), com destaque para o Sistema Integrado para Trabalhos Académicos (Sita), de Controle e Segurança Automóvel, de Parqueamento, de Levantamento no ATM por Impressão Digital, de Controlo de Consumo de Água, o de Mapeamento nas Centralidades e o do Autocarro Inteligente.

A Fábrica de Software e Automação Tecnológica tem, entre outros objetivos, desenvolver soluções lógicas com possibilidade de automatização dos seus processos, mesmo que ainda em protótipos em pequena escala, promover a iniciativa e o espírito empreendedor.

Inaugurada em 2021, a unidade traduz-se num conjunto de recursos, processos e metodologias estruturadas e utiliza as melhores práticas criadas para o processo de desenvolvimento, testes e manutenção de softwares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui