A plataforma de serviços de pagamentos AkiPaga vai lançar no próximo dia 25 o primeiro serviço de remessas para o exterior via mobile money, sendo um serviço inovador no mercado nacional e visa a inclusão financeira.
A informação foi revelada directora de Planeamento e Marketing da Kwattel, Plácida Savo, em entrevista ao Jornal de Angola, reiterando que o “AkiPaga é uma solução que destaca-se pelas transacções ocorrerem de forma instantânea; ou seja, as transacções acontecem na hora sem a necessidade de períodos de espera para compensações“.
“Em adição a esta valência, os nossos clientes não precisam de ter conta bancária, poderão efectuar as suas transacções tanto num smartphone como num telefone analógico (vulgo Bombinha). Não precisam de saldo de dados ou de voz para acesso ao serviço e podem efectuar as suas transacções em qualquer parte do país e a qualquer hora. E obviamente com um custo inferior ao praticado no mercado, sendo que a Kwattel, por ser uma Fintech, não possui a mesma estrutura de custos das instituições financeiras tradicionais“, disse a responsável.
Segundo a Directora, para ter acesso ao serviço de remessas da Kwattel, o cliente deverá estar registado na plataforma de pagamentos AkiPaga, com um histórico de utilização activa da mesma, de pelo menos 3 meses, e deverá garantir que tem a sua documentação actualizada no sistema, podendo fazer esta actualização via WhatsApp ou email.
“O meio de carregamento e levantamento de dinheiro nas carteiras AkiPaga não foram alterados, ou seja, continua sendo a partir dos nossos Agentes AkiPaga espalhados por todo o país. E para alternativas de carregamento, temos a possibilidade de transferência bancária nas contas oficiais da Kwattel, conforme publicação nas nossas redes sociais @AkiPaga Angola (Instagram, Facebook e LinkIdin), ou ainda no nosso website: www.kwattel.com. E em caso de dificuldade, o utente poderá entrar em contacto com a nossa rede de apoio ao cliente 923166680 das 7h30 às 18h30 nos dias úteis, para o devido auxílio” frisou.
Foi ainda destacado que neste momento, o “AkiPaga já é possível fazer o envio para mais de 30 países no mundo, dentre eles a China, Brasil, Portugal, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Congos, Senegal, Ghana, África do Sul, Guiné e Moçambique. A lista completa dos países será divulgada no nosso website, e directamente com os clientes habilitados a utilizar o serviço. Dizer que o envio poderá ser feito para outras carteiras móveis e também bancos“, considerou.
Plácida Savo considera que a grande premissa desta solução financeira e tecnológica é a de oferecer a todos os cidadãos a possibilidade de apoiar as suas famílias no exterior do país, bem como as do exterior apoiarem os seus familiares em Angola.
Portanto, continua dizendo que serão valores que a maior parte se destina à ajuda de custos para a saúde, educação e peças sobressalentes, ou seja, despesas essenciais. A princípio será possível enviar até 250 euros por mês. O nosso objectivo é crescermos o valor das remessas logo que ultrapassarmos os constrangimentos de acesso às divisas. Desta forma, a Kwattel traz uma nova forma de investimento, e convida os investidores que têm o seu dinheiro parado, pessoas com depósitos em moeda estrangeira, a investirem no Fundo de Investimento da Kwattel (FIK), e desta forma rentabilizarem o seu capital.