De acordo com um estudo realizado pela empresa de pesquisa de Chicago, nos Estados Unidos, Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), a lealdade ao Android permanece no topo de forma estável desde o início de 2016, em níveis nunca antes vistos. Os dados actuais mostram que o sistema operacional da Google conta com 91% de fidelidade, enquanto o iOS com 86%.
De janeiro a dezembro de 2017, a fidelidade ao Android variou de 89% a 91%, enquanto ao iOS se manteve bem abaixo, com uma variação de 85% a 88%.
Mesmo com maior fidelização, a taxa de usuários que migram do Android para o iOS é maior, justamente por ser uma parcela muito maior, embora que se diga apenas em modelos flagship, a Apple é líder em vendas com iPhone 8, 8 Plus e X.
O co-fundador do Consumer Intelligence Research Partners que realizou a pesquisa falou sobre os dados e disse que: “Com apenas dois sistemas operacionais móveis neste momento, parece que os usuários agora escolhem um, aprendem, investem em aplicativos e armazenamento e seguem com ele. Agora, a Apple e o Google precisam descobrir como vender produtos e serviços a essas bases de clientes leais”.