Parte 3: Tamanhos e resoluções de telas

4184

Olá, dando continuidade ao tópico informativo de Tamanhos e Resoluções de telas hoje vamos entender o que é Aspect Ratio ou (Proporção de tela), lembre-se que os posts estão interligados, para perceber melhor este sugiro que leia as partes um e dois.

Aspect ratio (ou Proporção de tela)

Há outra característica deveras importante relacionada às telas: a proporção que determina quão largas estas são. Algumas telas têm formato mais “quadrado”, embora não o sejam de facto. Outras são mais “esticadas”, remetendo aos “telões” dos cinemas. Como esse factor pode influenciar na exibição de imagens, vídeos e até mesmo nas resoluções, a indústria trabalha com padrões pré-determinados de formatos: o aspect ratio ou proporção de tela.

Até pouco tempo atrás, especialmente na época dos televisores e monitores CRT, o mais comum era o formato 4:3. Isso significa que, para cada quatro partes iguais de largura, a tela possui outras três de mesma proporção na altura. Dividindo esse número, temos 1,33, assim, esse resultado também pode ser utilizado para descrever o formato, embora não seja habitual.

Actualmente, o aspect ratio mais comum é o 16:9. Repetindo a fórmula, para cada 16 partes iguais na largura, há outras 9 de mesmo tamanho na altura.

Esse é um formato panorâmico, ou seja, widescreen, e se tornou o mais comum no mercado. Mas há outros, embora a maioria seja pouco utilizada:3:2, 4:3, 5:4, 14:9, 16:9, 16:10 (ou 8:5), 17:9, 21:9

Monitores com aspect ratio de 4:3, 16:9 e 21:9 (Imagens originais por LG)
Monitores com aspect ratio de 4:3, 16:9 e 21:9 (Imagens originais por LG)

Perceba que o aspect ratio precisa combinar com a resolução. Uma tela de 4:3, por exemplo, não será preenchida adequadamente se trabalhar com 1600 x 900 pixels.

Fiquem atentos a parte 4 deste tema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui